segunda-feira, 16 de abril de 2012

perguntas-sociologia

1-cultura é tudo aquilo que não é natureza. por sua vez, toda ação humana na natureza e com a natureza...a terra é natureza, mas o plantio é culturta. As árvores são natureza, mas o papel que delas provém é cultura. Em resumo tudo que é produzido pelo ser humano é cultura.A cultura brasileira é uma síntese da influência dos vários povos e etnias que formaram o povo brasileiro. Não existe uma cultura brasileira perfeitamente homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam, juntas, a cultura do Brasil. Naturalmente, após mais de três séculos de colonização portuguesa, a cultura do Brasil é, majoritariamente, de raiz lusitana.

2-Karl Marx iria desenvolver uma teoria da ideologia concebendo-a como uma forma de falsa consciência cuja origem histórica ocorre com a emergência da divisão entre trabalho intelectual e manual. É a partir deste momento que surge a ideologia, derivada de agentes sociais concretos (os ideólogos ou intelectuais), que autonomizariam o mundo das idéias e assim inverteriam a realidade. Depois de Marx, vários outros pensadores abordaram a temática da ideologia. Muitos mantiveram a concepção original de Marx, outros passaram a abordar ideologia como sendo sinônimo de "visão de mundo", inclusive alguns pensadores que se diziam marxistas, tal como Lênin. Alguns explicam isto graças ao fato do livro A Ideologia Alemã, de Marx, onde ele expõe sua teoria da ideologia, só tenha sido publicado em 1926, dois anos depois da morte de Lênin. Vários pensadores desenvolveram análises sobre o conceito de ideologia, tal como Karl Mannheim, Louis Althusser, Paul Ricoeur.

3-A CULTURA de um povo é reflexo de suas IDEOLOGIAS, ou seja o que o povo acredita e defende reflete na sua forma de se expressar.

4-O cruel sistema capitalista está massacrando as nossas gerações. A maldita cultura do ter invés do ser, predomina a educação familiar. As pessoas não mais se amam como antigamente, os interesses materiais é mais importante do que os humanos. É só darmos uma olhada na mídia no geral, que percebemos através de novelas ou filmes a influência do consumo capitalista, convencendo todos a comprar os seus produtos. Eu sempre digo, que novelas não passam de vitrinas de lojas e indústrias capitalistas

5-O termo indústria cultural foi cunhado pelos filósofos e sociólogos alemães Theodor Adorno e Max Horkheimer, a fim de designar a situação da arte na sociedade capitalista industrial.
Membros da Escola de Frankfurt, os dois filósofos alemães empregaram o termo pela primeira vez no capítulo O iluminismo como mistificação das massas no ensaio Dialética do Esclarecimento, escrita em 1942, mas publicada somente em 1947.
Para os dois pensadores, a autonomia e poder crítico das obras artísticas derivariam de sua oposição à sociedade. No entanto, o valor contestatório dessas obras poderiam não mais ser possível, já que provou ser facilmente assimilável pelo mundo comercial. Adorno e Horkheimer afirmavam que a máquina capitalista de reprodução e distribuição da cultura estaria apagando aos poucos tanto a arte erudita quanto a arte popular. Isso estaria acontecendo porque o valor crítico dessas duas formas artísticas é neutralizado por não permitir a participação intelectual dos seus espectadores.

6-A cultura é um fator de humanização. Ñ podemos comparar porque cada país tem a sua própria cultura , diferem na maneira de se vestirem, na maneira de agirem, têm crenças, valores e normas diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário